A Aloe Vera,mais conhecida no Brasil por Babosa é uma das plantas medicinais mais popular existentes no país.Todo mundo sabe alguma utilidade dessa planta,que faz bem a pele melhora cabelo,excelente cicatrizante de feridas, dentre outros.Contudo,cada vez mais ela sai do mundo da sabedoria popular e adentra no universo dos estudos científicos em diversas partes do mundo desde quando fora enquadrada na taxonomia oficial,se consolidando nas terapias alternativas.
As primeiras pesquisas, a mais de um século e meio,registram a principal substância ativa na Aloe Vera,chamada aloína.De 1851 para os nossos dias,a qualidade de pesquisas sobre essa planta medicinal tem crescido espantosamente.Somente em 1963 já sa falava em mais de 200 publicações em âmbito mundial sobre os efeitos benéficos da Babosa.O que leva um vegetal da medicina alternativa ser alvo de tantas investigações sistematizadas se não for o seu grande potencial terapêutico?
Um pesquisador de grande valor sobre a Babosa,o médico Robert H. Davis, professor emérito da Faculdade de Medicina Podiatric da Pensilvânia, que começou sua pesquisa ainda na década de 70, descobriu um experimento laboratorial que o extrato da folha dessa planta medicinal tem alto potencial cicatrizante devido a presença de etanol.Além da lignina, substância rara em vegetais,com elevada capacidade de penetração e transporte,catalogou polissacarídeos importantes para eliminação de dor e cura de inflamações.
Outro norte-americano.Bill Coast,dedicou a sua vida em estudos da Aloe Vera.Entre as décadas de 80 e 90, publicou um livro,"A Cura Silenciosa",resultado de pesquisas que revelaram o potencial curativo desse tipo de limpeza do organismo e de fortalecimento do sistema de defesa,o suficiente de eliminar uma gama de doenças.
Pelo Instituto de Investigação sobre Acne,Fultron(1990),relatou a cicatrização de queimaduras com o sico de Babosa estabilizado.O extrato do gel sobre a pele,estimula o crescimento de fibroblastos,células que sintetizam o colágeno,uma proteína essencial para a elasticidade da pele.
De acordo com os pesquisadores e médicos Stanley W. Jacob e Robert M. Hescher,o gel da Aloe Vera é um depurador na pele eliminando impurezas e toxinas nas células, as reidratando e regenerando, além de reparar os tecidos.Atua como anti- inflamatório,ativa a circulação sanguínea,aciona o estado geral da pele,eliminando marcas,imperfeições e manchas existentes.
Segundo seus relatos clínicos,essa planta medicinal é eficaz em acnes,alergias,picadas de insetos,asma,bursite e cãibras musculares.
Um sacarídeo presente, o acemanan,normaliza o metabolismo em nível celular.Conforme pesquisa na Universidade de Medicina de Fujam,na China,essa substância tem mostrado um excelente anti-inflamatório do intestino,neutralizando enzimas lesivas,que inclusive danificam a mucosa do estômago.Nos ensaios da Universidade de Saúde Fujita,Japão,relatou que a Babosa normalizou os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos.
Publicado no Journal of Vascular Diseases,em 2000,um outro estudo avaliou pacientes com angina dor peitoral provenientes da falta de sangue suficiente nos músculos cardíacos,que após três meses de uma dieta com ingestão diária de 100ml do gel de Babosa,reduziram os níveis elevados de LDL triglicerídeos e lipídeos,sem qualquer efeito colateral.Só que o mais excepcional foi que em mais três meses de uso,todos indicadores atingiram níveis normais.
Em 2006,uma publicação feita pelo médico Lowrence Plasket trouxe esperanças aos portadores de Câncer.Segundo ele,diante das pesquisas realizadas no mundo inteiro durante três décadas só em relação à planta medicinal na terapia do Câncer,a Aloe Vera tem se mostrado útil para reforçar o Sistema Imunológico reduzindo a carga viral,promovendo o desenvolvimento de novas células e revitalizando o organismo na luta contra células cancerígenas.
O que se apresenta quimicamente de tão especial nessas plantas medicinas para ter tantos efeitos terapêuticos já comprovados pela ciência?Vamos nos ter à espécie mais completa e que é usada a sua parte interna,o gel que é a Aloe Vera Barbadenses Miller.Pura fonte de nutrientes,capaz de equilibrar uma dieta saudável.Só de vitaminas são seis:Vitaminas A,B1,B2,B3,B6,B12,C e E.De minerais,mais de 20 e os principais são:Fosfato,Cálcio,Potássio,Ferro,Sódio,Colina,Cobre,Cromo,Magnésio e Manganês.
Açúcares como:Celulose,Glicose,Manose,Aldopentose,L-raminose e acemanann,Lípase,Alinase e Ácido Urônico são responsáveis por muitas de suas propriedades terapêuticas.Em relação as proteínas,dentre os aminoácidos essenciais, sete estão presentes na Aloe Vera Barbadenses Miller.Dos 14 aminoácidos secundários existentes, que podem ser produzidos no nosso organismo a partir dos essenciais, onze tem presença garantida na Babosa,agregando força na reconstrução celular.
Para fechar sua rica composição da Aloe Vera,estão presentes cerca de 200 componentes ativos,destaque para enzimas,como bradiquinase,amilase e nucleotidase,regulando o intestino e melhorando a digestão.Também ácidos graxos,dentre eles saponinas que apresentam propriedades
depurativas e anti-sépticas,antraquinonas,analgésicas e laxativas,que em conjunto com outros compostos produzem efeito imune no corpo.
Não é de espantar que uma planta medicinal assim possua mais de 300 espécies em todo planeta catalogadas.Ainda mais,pertence a uma família de moncotiledôneas,denominada Lilacea,que sozinha responde por 220 gêneros e aproximadamente 3500 espécies.É uma das plantas medicinais que guarda muitos mistérios dentre suas variedades.Questão de tempo, melhores notícias ressurgirão,certamente de novas espécies e com mais embasamento científico,confirmando ou negando as verdades do senso comum tão apregoadas pela medicina natural ao longo da história.
Por favor cite as fontes.
ResponderExcluirPor favor cite as fontes.
ResponderExcluir